Olá Profanetes!

Boa tarde…

Os anos passam e as tendências se renovam e se repaginam a cada ciclo. Algumas, de tempos em tempos reaparecem e trazem um toque de cada época. Nosso assunto de hoje é o luxuoso Veludo…

luxo gif

O veludo é um dos tecidos mais antigos do mundo, criado na antiga Índia, mais ou menos no século XIV, onde, até o século XIX era feito com fio de seda e vestia os nobres da Europa. A origem do nome vem do latim “vellus”, que significa “pelo” ou “pele de animal”. Por este motivo para aqueles que não conhecem ou não estão lembrados do veludo, ele tem um dos lados com pequenos pelinhos macios e brilhantes e o avesso liso, ele é sinônimo de sofisticação, geralmente, era usado em roupas de festa e de inverno.

Slide3

A partir dos anos 60 entramos em uma era de quebrar paradigmas e encontrar outro sentido para as coisas. O tecido se re-significou e foi inserido em peças do dia a dia. Para esta temporada ele veio com toda força nas tendências, pois é um tecido que remete conforto e modernidade nas roupas, mesmo sendo vintage (bem como os Lenços do post anterior). Há 5 tipos mais usados de veludo, são eles:

1 – Liso ou Veludo Alemão, recomendado para roupas de festa;

2 – Cristal, é mais leve e molinho, ótimo para roupas com mais caimento;

3 – Molhado, parece cintilante, impressão da peça estar molhada;

4 – Devorê, recebe um processo químico que corrói a fibra deixando apenas os desenhos desejados;

5 – Cotelê, com trama felpuda, é feito geralmente em riscas verticais, geralmente encontrado em calças.

Slide2

Na profana você encontra várias peças com alguns destes tipos de veludos citados acima. Separamos algumas sugestões que você pode usar o veludo em seu dia a dia, no happy hour ou até mesmo na balada. Confira aqui e passa na Loja para dar mais uma olhada…

Ah temos uma Loja virtual agora, você já conhece? Entra lá…Profana

Slide

Beijinhos,

Profana.

Referência: modahistorica;